Find us on Facebook

A ARTE DA POLÍTICA ECONÔMICA É LANÇADO PELA EDITORA INTRÍNSECA - CONFIRA DETALHES

 


Grandes economistas revelam bastidores da política econômica e de sua formulação

Com o fim da ditadura militar, um grupo de jovens economistas formado nas melhores universidades do Brasil e do exterior assumiu um papel de protagonismo na formulação das políticas públicas no mais alto nível do Estado brasileiro. Inicialmente, o foco desses estudiosos da nossa realidade (entre eles, Edmar Bacha, Pedro Malan, Pérsio Arida e Gustavo Franco) foi o combate à hiperinflação. Com a estabilização da moeda, sucessivas gerações de talentosos economistas (como Marcos Lisboa, Bernardo Appy, Ana Carla Abrão e Paulo Tafner) se voltaram também ao aumento da produtividade dos setores público e privado, à modernização e ao combate à desigualdade, entre outros temas vitais para a realização do sonho de uma nação mais justa, próspera e dinâmica. A Arte da política econômica é o relato pessoal e original de trinta desses brasileiros que ajudaram a formular algumas das políticas públicas mais impactantes da nossa história moderna.  
 
Os autores não só relatam suas experiências, dificuldades e realizações, como compartilham um rico aprendizado sobre as estratégias mais eficazes para navegar o território acidentado do setor público brasileiro. Pois, como vários deles observam, o maior desafio não está na formulação de políticas capazes de desatar os nós do nosso desenvolvimento, mas em conseguir a sua implementação. A transmissão para novas gerações de economistas e servidores desse saber de valor inestimável é uma expressão do espírito público dos autores e um dos atributos singulares de A Arte da política econômica.
 
Com organização de José Augusto C. Fernandes, os textos reunidos no e-book são versões editadas e ajustadas dos depoimentos dados ao podcast A arte da política econômica, uma iniciativa do Instituto de Estudos de Política Econômica/Casa das Garças. Alguns autores incluíram novos trechos e Pedro Malan escreveu um posfácio original para o e-book. No prefácio, Edmar Bacha, um dos idealizadores e atual diretor da Casa das Garças, atesta os imensos desafios que os participantes do projeto enfrentaram em suas trajetórias profissionais no serviço público: “Num governo democrático não basta ser modesto e competente. É preciso saber unir a técnica à política (...) Entender os meandros do poder e avaliar os limites do possível. Assumir liderança, mas principalmente negociar. Persuadir sem impor. Formar equipes competentes e solidárias. Recuar quando preciso, avançar quando se abrem as janelas de oportunidade. Defender os ganhos obtidos com tanto empenho quanto na busca de novos ganhos. Aceitar que no governo o ótimo é, com frequência, inimigo do bom. Exercer, enfim, a Arte da Política Econômica.”

AUTORES:
Amaury Bier, Ana Carla Abrão, Ana Paula Vescovi, Armínio Fraga, Bernard Appy, Claudia Costin, Cristiane Schmidt, Edmar Bacha, Eduardo Guardia, Eduardo Guimarães, Elena Landau, Gustavo Franco, Gustavo Loyola, Ilan Goldfajn, Joana Monteiro, José Márcio Camargo, Juliano Assunção, Maílson da Nóbrega, Marcílio Marques Moreira, Marcos Lisboa, Maria Silvia Bastos Marques, Murilo Portugal, Paulo Hartung, Paulo Tafner, Pedro Parente, Persio Arida, Ricardo Paes de Barros, Sandra Rios e Sérgio Werlang. Prefácio de Edmar Bacha, apresentação de José Augusto Fernandes e posfácio de Pedro Malan.



A ARTE DA POLÍTICA ECONÔMICA - Depoimentos à Casa das Garças
Organização de José C. Augusto Fernandes


Selo História Real | Editora Intrínseca 
E-book: R$ 59,90

Postar um comentário

0 Comentários