Find us on Facebook

Em Suzano: Secretaria de Cultura promove mais um encontro do Clube do Livro nesta quarta-feira


 A Secretaria de Cultura de Suzano promoverá nesta quarta-feira (15/03) mais uma reunião do Clube do Livro, evento este que ocorrerá na Biblioteca Municipal Professora Maria Eliza de Azevedo e Cintra, instalada no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 - centro), das 19h30 às 21 horas. A ação, que tem como objetivo aproximar as pessoas ao mundo dos livros de uma maneira divertida e descontraída, trará o livro “Nicket: uma história de poligamia”, escrito pela moçambicana Paulina Chiziane. A iniciativa será conduzida pela ativista cultural Cássia Clemente.

Em cada mês é escolhido um curador ou curadora diferente para uma obra literária ser discutida em quatro encontros mensais, com duração de uma hora e 30 minutos cada. O Clube do Livro privilegia a troca de experiências provocada pela leitura em cada sujeito, por isso, uma das abordagens utilizada nos encontros é a definição de que a literatura permite o debate de diversos assuntos.

Desse modo, em algumas ocasiões a conversa pode seguir para temas que não envolvem necessariamente a obra, mas que tenha partido dela. O livro trata sobre a realidade das mulheres em Moçambique, país da África, mas é possível identificar grandes semelhanças com a realidade brasileira, além da língua portuguesa. As reuniões do Clube do Livro que acontecem em março estão inseridas na programação especial produzida pela pasta em comemoração ao mês das mulheres em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8.

De acordo com o secretário de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, apreciar um livro é um hábito capaz de aprimorar diversas habilidades que podem ser úteis no dia a dia. “Por meio da leitura é possível desenvolver o senso crítico, ampliar a visão de mundo, além de aprimorar a capacidade de comunicação. Essas competências são de extrema importância para o crescimento profissional e intelectual dos participantes”, disse.

Walmir ainda destacou os momentos que as reuniões podem proporcionar. “Sem dúvidas é uma ótima oportunidade para entretenimento, bem como para o ensejo em desenvolver uma capacidade analítica e crítica frente às situações de vida. São encontros que abordam temas sérios, porém, com uma leveza agradável que estimula os participantes a terem momentos reflexivos. Oferecer acesso à uma boa leitura é sem dúvidas essencial para que esse se torne um hábito cada vez mais comum, visamos promover as reuniões a fim de incentivar e dar suporte para aqueles que desejam mergulhar neste mundo” finalizou o chefe da pasta.


Postar um comentário

0 Comentários